CUIDADO: CASOS FREQUENTES DE GOLPE COM REGISTRO DE MARCAS NO BRASIL E NO EXTERIOR

Existem alguns casos de fraudes e golpes na área de Registro de Marcas e por isso sempre indicamos as empresas tomarem muito cuidado em abordagens suspeitas.

Alguns exemplos de golpe/fraude:

  • Quando uma marca fica pública no INPI, essas empresas enviam boletos para “anuário de marcas” ou qualquer outra denominação, como se fossem boletos enviados pelo INPI: NÃO REALIZAR O PAGAMENTO! Os custos em um processo normal são apenas dois: um para o pedido inicial e outro para a concessão da marca. Então, não pague nenhuma outra taxa que surgir.
  • Recebemos constantemente denúncias de clientes que recebem ligação informando que tem outra empresa que quer registrar sua marca, mas que encontraram a sua mais antiga e estão ligando para avisar. Essa é mais uma forma que os empresários são abordados, mas sem cabimento. A marca das empresas geralmente está registrada sem nenhum problema. A única recomendação é: você realmente vai querer contratar uma assessoria que aborda pelo medo, causando insegurança na empresa já na primeira ligação? São geralmente essas que passam a cobrar diversos valores indevidos e desnecessários. Já recebemos informações de um empresário que gastou quase vinte mil reais em um processo que custa menos de um quinto desse valor.
  • Alguns escritórios cobram anuidades, mensalidades ou honorários de acompanhamento trimestral, verifique todas as entrelinhas e tenha consciência que caso esse custo exista, são honorários de acompanhamento, mas não custos exigidos pelo INPI. A Cunha Marcas & Patentes não realiza cobranças nesse sentido. Nossos valores são sempre combinados e esclarecidos com antecedência e mediante aprovação do cliente.

Apesar do INPI e Ministério Público estarem sempre atentos a esses casos, é difícil rastrear e impedir que continuem acontecendo, pois são empresas que abrem e fecham com muita frequência. Por isso, muita atenção e cuidado em relação aos registros de marcas e patentes no Brasil.